Pedra Grande - Atibaia/SP

Feriado de Finados em SP, promessa de um baita Sol, falta de vagas pra aproveitar uma cachoeira e um convite de última hora para conhecer a Pedra Grande em Atibaia, era tudo que eu precisava para tirar a poeira (ou seria colocar mais) do tênis e ir conhecer mais um ponto do nosso Estado.

A Pedra Grande fica localizada há 1hora de São Paulo, no município de Atibaia e chegar a ela é bem fácil, de carro seguimos as indicações de "Pista de Pouso" e no final da mesma rua tem a entrada do condomínio, lá um segurança anota seu RG e a placa do carro e já te dá indicação de onde deixar o carro e iniciar a trilha. Para colocar no Waze, procurar "Condomínio Arco-Íris" (tudo isso sem custo, apenas gasolina e os R$4,20 de pedágio, ida e volta). A dica, na hora de estacionar o carro, procure uma sombra, pois senão, na volta o carro estará queimando por dentro.

A trilha não demonstra nenhum grande desafio, porém existem vários caminhos demarcados pela erosão (descida da água da chuva), mas da pra seguir em frente sem nenhum guia ou GPS, o único problema é que por ser um terreno erodido é bem escorregadio, mesmo com tempo seco, acabei dando algumas patinadas. Se for em um dia quente não esqueça de levar também protetor solar e boné. Água também e indispensável e no meio do caminho tem uma pequena fonte de água (recomendo coletar a água antes da queda, o mais próximo possível da pedra).

A subida é relativamente tranquila, com o comecinho mais pesado e depois alivia. Os pontos de controle são, em ordem: Bica de Água, Pedra da Baleia, Pedra Grande e Pedra Rachada.
É possível, por outra estrada, subir até a Pedra Grande de carro, porém como temos que honrar o nome "Aventureiro" fomos a pé mesmo, mas aqui podem-se observar vários carros estacionados para o pessoal que vai fazer um passeio mais leve ou saltar de asa delta. Seguindo mais um pouco inicia a trilha para a Pedra Rachada, o ponto mais alto do local.

Vista de cima da Pedra Rachada.

Trilha a caminho da Pedra da Baleia.

Panorâmica de cima da Pedra da Baleia.

Vista do topo da Pedra Grande. Ao fundo, Pedra Rachada.

Vista da Pedra Grande a partir da Pedra Rachada.

Demoramos um bocado para fazer a trilha pois estávamos com um grupo heterogêneo e nem todos estão acostumados com trilhas, por isso paramos bastante vezes, sem tirar as paradas para fotos. Durante a descida, descobrimos que havia uma trilha paralela que levava até uma pedra em formato de coração conhecida como Pedra do Coração, subimos apenas eu e o Lukinhas e a vista de lá é bem legal também. Vi que tem uma trilha meio que aberta que continua a subida até um morro menor e tenho certeza que dá para ir desse morro pelo cume até a Pedra da Baleia e então até a Pedra Grande, porém como estava tarde e o pessoal estava nos esperando acabamos não explorando essa opção.

Panorâmica da Pedra do Coração.

É um passeio leve e muito legal para quem quer fazer um bate-volta.





Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI