Três Pedras - Cuesta de Botucatu

 Essa é a típica trilha ótima para iniciantes, localizada próxima a São Paulo, na cidade de Botucatu, o Sítio possui uma infraestrutura básica, estacionamento, uma trilha agradável e espaço amplo.

Depois de quase 5 meses em casa devido à pandemia resolvemos dar uma fugida, respirar ar puro e refrescar a cabeça e a alma em um dia agradável.

As Três Pedras fazem parte de um complexo de morros e pedras que formam o chamado "Gigante Adormecido", sendo esse local relacionado aos pés do gigante, existem histórias interessantes sobre avistamento de OVNIs no local e as pedras ficam localizadas entre as cidades de Bofete e Botucatu.

Se tratando da trilha e do local propriamente dito, a mesma está dentro de uma propriedade privada, ao adentrar os portões fomos recebidos pela família dona da propriedade e a partir dai temos duas opções: a primeira é ir de carro até a base das pedras, onde existe um amplo gramado e pessoas acampando, descansado, com trailers e aproveitando o dia de Sol; a segunda opção é deixar o carro nesse ponto e ir até a base das pedras a pé, em uma caminhada simples de cerca de 3km que pode ser feita via estrada de terra ou por dentro (e muito mais agradável, já que tem cobertura das plantas) pela chamadas Trilha das Nascentes. Escolhemos ir até a base das pedras pela Trilha das Nascentes e retornar pela estrada de terra.

Nesse local é cobrada uma entrada também, à época de R$15,00 por pessoa.


Placa indicativa do acesso à trilha das nascentes.

Ponte simpática, a trilha é em meio a floresta e passa por riachos.

Visão panorâmica da região com minha modelo.


A partir do ponto da base das pedras, pode-se subir para as 2 pedras principais, sendo uma mais simples, da foto acima, e outra que exige um trecho de escalaminhada, com necessidade de se equilibrar e agarrar em algumas cordas que já estão dispostas no local. Para mim foi bem simples, porém para quem não tem costume, ou medo de altura, recomendo utilizar alguma segurança adicional, visto que nessa parte existe um bocado de exposição. Porém, a visão a partir do ponto mais alto vale bastante a pena.

Panorâmica a partir do ponto mais alto, após o lance de cordas.

Minha modelo mais uma vez blogueirando e mostrando a região.

Descendo das pedras ainda tem mais uma parte do terreno a conhecer, existe um acesso a 2 pequenas cachoeiras/poços de água, que pela região quente são extremamente prazerosos e agradáveis, basta caminhar mais um pouquinho para chegar nessas quedas.


Placa de acesso às cachoeiras.

um dos poços.

pelo menos uma foto que eu apareço hahahahahha.


Após terminar esse passeio gastamos um tempo sentados na grama, à sombra das árvores nos hidratando, aproveitando o Sol e comendo algo. O caminho de volta não tem tanto glamour, fomos pela estradinha mesmo enfrentando uma temperatura bem quente e um bocado de poeira. Um ponto legal do local é que existe uma casa de apoio próximo a base com sanitários.

A trilha é de dificuldade f'ácil, não é nenhuma grande aventura, mas uma boa opção para aproveitar um dia ao ar livre.

Não que seja necessário, mas como de costume, segue o Tracklog do Wikiloc.

Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI