Posts

Serra de São José - São João Del Rei

Junho e a vontade de ir pra montanha sempre aumenta, visto que é a melhor época para se estar nesse ambiente. Aproveitei a deixa de uma folga do serviço e fui conhecer uma cidade que ainda não conhecia, São João del Rei/MG, centro do montanhismo militar do Brasil. A viagem de 10h de ônibus é recompensada pelo clima frio, grandes maciços de montanha e cidades históricas da época colonial de nosso país, São João del Rei faz parte da Estrada Real e está ao lado da conhecida Tiradentes. Sem mais delongas, vamos ao que importa, entre os passeios históricos e boa comida, aproveitei para conhecer um pouco das montanhas da região, decidi fazer a Serra de São José, pela trilha conhecida como Trilha do Carteiro. Vista da Serra de São João, a partir da entrada da trilha. Fomos de carro até Tiradentes, cerca de 15min, e estacionamos em uma área próxima ao centro, de onde acessamos o ínicio da trilha. Aviso na entrada da trilha. Logo após a parte inicial, bem exposta, tem-se a passagem por uma por

Travessia do Rancho Caído - Parque Nacional do Itatiaia

Novo ano se iniciando, continuamos em pandemia, mas com algumas regras relaxas decidimos iniciar nossa temporada de montanha (que já sabemos que não será plenamente aproveitada), e onde melhor do que iniciar essa temporada com a visita ao Parque Nacional do Itatiaia? Pegamos um final de semana, agendamos via site a visita e nos preparamos, para a última travessia dentro da Parte Alta que faltava para mim: Travessia do Rancho Caído. Travessia que me ensinou duras lições: nunca subestime a montanha; entenda como seu corpo está funcionando no momento da travessia. A Travessia se inicia no local chamado de Posto Marcão, entrada da Parte Alta do parque, já havia combinado com o Sérgio, antigo guarda do parque, de levar nosso carro até a região da Maromba, onde terminaríamos a travessia, e ele já estava nos esperando na entrada do parque. Eu vi bastante gente sendo barrada por não possuir ingresso, informação essa destacada no instagram e no site do Parque, portanto caso deseje fazer qualqu

Pedra do Sapo - Mogi das Cruzes

Muito tempo guardado em casa, decidimos fazer uma trilha pra colocar um pouco de sujeira nas botas, com o tempo escasso, procuramos por algo diferente e bem próximo a São Paulo, acabamos chegando na Pedra do Sapo, na região de Mogi das Cruzes, por indicação de um amigo. A estrada é tranquila e no final entramos em uma rua de terra, onde deixamos o carro estacionado próximos ao local conhecido como "Rancho da Dona Maria", inclusive localização encontrada no Waze. Local do Rancho da Dona Maria, onde a trilha se inicia. A trilha é relativamente tranquila e bem demarcada, com bastante gente acessando-a. Na parte final existe uma subida com bastante escalaminhada para chegar a um falso cume, que demarquei como mirante, eu cometi esse erro, mas depois me orientei e vi que existia o cume verdadeiro que chegamos depois, existe um ponto que tem corda para utilizar de apoio na subida, utilizamos pouco pois não confiei na qualidade da corda. Vista do falso cume. Vista do cume que exige

Três Pedras - Cuesta de Botucatu

Essa é a típica trilha ótima para iniciantes, localizada próxima a São Paulo, na cidade de Botucatu, o Sítio possui uma infraestrutura básica, estacionamento, uma trilha agradável e espaço amplo. Depois de quase 5 meses em casa devido à pandemia resolvemos dar uma fugida, respirar ar puro e refrescar a cabeça e a alma em um dia agradável. As Três Pedras fazem parte de um complexo de morros e pedras que formam o chamado "Gigante Adormecido", sendo esse local relacionado aos pés do gigante, existem histórias interessantes sobre avistamento de OVNIs no local e as pedras ficam localizadas entre as cidades de Bofete e Botucatu. Se tratando da trilha e do local propriamente dito, a mesma está dentro de uma propriedade privada, ao adentrar os portões fomos recebidos pela família dona da propriedade e a partir dai temos duas opções: a primeira é ir de carro até a base das pedras, onde existe um amplo gramado e pessoas acampando, descansado, com trailers e aproveitando o dia de Sol;

Salkantay Trekking - A Caminho de Machu Picchu

O motivo de toda a viagem para o Peru era essa trilha, foram as fotos, caminho e todo o desafio que nos motivos encarar os mais de 4500m de altitude, atravessar uma montanha de gelo, vislumbrar uma das mais lindas lagoas peruanas e enfim chegar a terra mágica de MachuPicchu. Nossa maior preocupação era exatamente fazer esse trekking, por isso decidimos fechar esse "passeio" ainda no Brasil. Vale a pena explicar que existem 2 passeios principais, a Inka Trail e Salkantay, sendo a primeira mais conhecida. Por nossa inexperiência e com medo de não conseguir tickets para Machu Picchu, preferimos pagar por aqui e já ter certeza desse passeio, porém chegando em Cusco, vimos que todas as empresas de turismo tem disponíveis esse tour e por preços bem mais módicos. Fechamos com a empresa Brasil de Mochila, com o Marcelo, que faz todo o intercâmbio com uma empresa peruana. Nosso pacote, mais caro, já incluía o oníbus de Aguas Calientes até Machu Picchu (recomendo utilizá-lo para