Serra de São José - São João Del Rei

 Junho e a vontade de ir pra montanha sempre aumenta, visto que é a melhor época para se estar nesse ambiente. Aproveitei a deixa de uma folga do serviço e fui conhecer uma cidade que ainda não conhecia, São João del Rei/MG, centro do montanhismo militar do Brasil.

A viagem de 10h de ônibus é recompensada pelo clima frio, grandes maciços de montanha e cidades históricas da época colonial de nosso país, São João del Rei faz parte da Estrada Real e está ao lado da conhecida Tiradentes.

Sem mais delongas, vamos ao que importa, entre os passeios históricos e boa comida, aproveitei para conhecer um pouco das montanhas da região, decidi fazer a Serra de São José, pela trilha conhecida como Trilha do Carteiro.


Vista da Serra de São João, a partir da entrada da trilha.

Fomos de carro até Tiradentes, cerca de 15min, e estacionamos em uma área próxima ao centro, de onde acessamos o ínicio da trilha.

Aviso na entrada da trilha.
Logo após a parte inicial, bem exposta, tem-se a passagem por uma porteira, numa área mais aberta, apenas transpasse e continue.


A trilha segue por esse caminho e é bem agradável, com algumas partes de aclive, mas sem grande esforço e exposição à rocha.

Vista da cidade, após uma parte de subida, com o tempo aberto é uma ótima visão.

Grande parte do caminho é exposto ao Sol, com terreno meio arenoso.

Vista de um dos mirantes, onde é possível acampar.

Mais ou menos na metade do percurso, tem-se uma entrada para a cachoeira do Carteiro (não seguimos até ela, descemos até uma parte do caminho somente) e a Cruz do Carteiro, ponto que batemos, olhamos o local e retornamos, é uma área cheia de pedra e possível de se orientar por meio dos totens, sem muita dificuldade.

Nesse ponto vimos algumas áreas com fogueira, onde é possível acampar, e infelizmente com um bocado de lixo (garrafas, etc...). Seguindo um pouco mais em frente existe um bom ponto de repouso com uma árvore, uma plaquinha e outro bom mirante, com vista para outro lado das cidades.

Plaquinha no ponto de repouso.

A partir dai é uma parte de descida e plano, bem tranquila, onde chega numa parte final de mata, porém um grande atrativo dessa trilha é a Cachoeira, existem alguns pontos e entradas antes que levam ao riacho e pode ser uma fonte de água, porém a frente existe a entrada para a bela cachoeira, que tem um poço pequeno e água verde.

Vista da cachoeira.

Eu e o Argolo, que me acompanhou nessa trilha.

A reta final é numa área com algumas propriedades e termina numa estradinha da própria Tiradentes, a partir dai, seguimos pela estradinha até voltar ao ponto do nosso carro.

Ponto final da trilha.

A Serra de São José pode ser explorada por outros percursos, pela crista e inclusive uma travessia mais longa, basta tempo e vontade de explorar a região, e o Wikiloc está cheio de opções para quem deseja conhecer o local.

A trilha da Serra de São José terminou por ai, mais ainda nessa viagem tive uma oportunidade ímpar, de conhecer o CEMONTA, centro militar de treinamento em montanha e poder aprender um pouco sobre escalada com profissionais (e quem sabe vem novidade nos próximos meses e um curso de escalada??). O CEMONTA fica próximo a outra serra, Serra do Lenheiro, que também pode ser explorada por trilhas.

Aprendendo técnicas de escalada em uma das pedras do CEMONTA.

Com esforço e algumas dicas conseguindo chegar ao topo da pedra.


Para quem deseja conhecer o lugar, é uma boa oportunidade de uma caminhada agradável, sem muito esforço e com opção de fazer um turismo histórico e gastronômico pela região.

Comments

Post a Comment

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI