Circuito Couto-Prateleiras e Cume das Prateleiras

Mais uma vez o meu destino seria o Parque Nacional de Itatiaia, mas dessa vez estaria em conjunto com uma verdadeira expedição. Como não conseguimos alojamento no abrigo decidimos alugar uma casa e indo em um grupo de 13 pessoas.

A casa é bem simpática e fica na metade da estrada da Garganta do Registro, além de ter uma infraestrutura muito boa e estar num visual animal, estaria perto da portaria da Parte Alta.

Nosso objetivo inicial era realizar a ascensão ao cume do Pico das Agulhas Negras no sábado e no domingo fazermos o Circuito Couto-Prateleiras.

Já tínhamos acertado com o guia de montanha e chegamos na portaria Posto Marcão às 6h30 do sábado, porém tivemos um imprevisto, nessa época o parque fica extremamente lotado e existe um limite diário para acesso ao Pico das Agulhas negras (80 pessoas) e Prateleiras (120 pessoas). Infelizmente não conseguimos autorização pro Pico das Agulhas negras e tivemos que alterar para Prateleiras, o Agulhas negras já começa a virar uma lenda para mim !!!!!

Devido a isso vou montar o relato de uma forma diferente, com a trilha de domingo (fomos apenas em 4 pessoas) sendo o Circuito Couto-Prateleiras, complementando com o cume das Prateleiras (que fizemos no sábado).

A caminhada até o Cume do Couto é bem tranquila, iniciando da Portaria da Parte Alta, pega-se o caminho de uma estradinha e segue no asfalto, até chegar em uma plaquinha que indica a trilha pro Couto continuando a direita. Essa trilha tem um visual animal, onde você pode avistar grande parte do parque e até Serra Fina, quase chegando ao cume existem alguns pontos pequenos de subida nas pedras, mas nada complicado, o maior problema é o vento que pegamos muito forte.


Vista de um dos Mirantes do Couto
Cume do Morro do Couto.


Lasca de Gelo no Cume.


Mirante do Couto, pegando o parque inteiro.

Saindo do cume do Couto segue-se por uma nova trilha, pelas cristas das elevações adjacentes, achamos o visual muito bonito, pois praticamente o tempo inteiro tem-se a visão do parque, além de ser uma caminhada tranquila e que pode ser feita num ritmo bom. Um pouco após nos deparamos com a interessante formação de pedras conhecida como "Toca do Índio" e um mirante muito legal a frente.

Entrada da "Toca do Índio" durante o circuito.

Mirante com Prateleiras ao fundo.

A trilha nessa região é bem demarcada e existem totens ao longo dela para ajudar na localização, o término dela se dará a poucos metros do acesso à Base das Prateleiras. Concluímos o percurso do Circuito Couto-Prateleiras em 4h30 e andando 12,5km (com a volta via Estrada das Flores). A partir daqui colocarei o relato apenas da ascensão ao cume das Prateleiras.

A chegada até a base é bem tranquila, a partir desse ponto começa um trepa pedra.

Caminhada até a Base das Prateleiras.

Grupo.


O trepa pedra é bem simples, só requer atenção, por ele chegamos basicamente ao ponto do cume (via Face Sul). Até um ponto onde existe uma subida com corda (ela é simples e tem uns desníveis na lateral que usamos para subir até corda, divide-se num abismo, onde atravessando ele, sobe-se uma escada e chega no corredor abaixo, onde usamos a corda para descer e atravessar até o lado do cume.

Corredor e descida com corda.

Após essa última descida passam-se duas pedras e tem uma corda que você pode usar para chegar até o cume, novamente subimos sem o auxílio da corda. Essa parte não é perigosa, mas vimos um bocado de gente travando pois ficamos bem expostos aos abismos, então é mais psicológico para vencer o medo !

Recompensa do grupo que chegou ao cume.


A descida é pelo mesmo caminho de subida e bem de boa, a volta das Prateleiras vai passar pela Estrada das Flores inteira, um pouco antes do Abrigo Rebouças tem uma plaquinha e uma descida para Cachoeira das Flores, lógico que eu não deixaria passar em branco, desci até lá e dei um mergulho, a água estava muito gelada e adormeceu o corpo na hora !




Recomendo o passeio no parque, de todas as trilhas, região muito bonita.


Curta também nossa página do FaceBook: fb.me/GordinhoAventureiro


Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI