Pico do Jaraguá

Domingão com o tempo abrindo em São Paulo, a Quarta Força já tinha jogado e garantido a supremacia no primeiro turno do Brasileirão, o que restava fazer ?

Mais de 3 meses sem pisar no chão empoeirado, bateu aquela vontade de pegar uma subidinha e conhecer um lugar novo. Mesmo depois de fazer vários locais pelo Brasil, eu não conhecia o próprio ponto mais alto de minha cidade.

Decidi ir conhecer o Pico do Jaraguá e levantei que o local de início era dentro do Parque Estadual do Jaraguá, pela Trilha do Pai Zé. O parque é bem legal, com área para esportes, lago e churrasqueiras, possui um estacionamento interno e uma infra bem legal.

Uma pequena plaquinha e a subidinha começa, parte em piso de pedra e parte na terra, o começo é numa mata um pouco mais fechada e fresca (fiquem atentos pois vários animais aparecem durante a trilha). Quando a mata se abre é possível se ter a vista do primeiro platô.


A subidinha continua até chegarmos a um deck de madeira, atravessando esse deck anda-se um pouco numa estrada (para os preguiçosos é possível subir de carro até esse ponto) onde chega-se na praça do pico do jaraguá. Nessa parte existe um mirante inferior, uma área bem grande e várias barraquinhas de comida, além de bebedouro e um banheiro com um cheiro horrível que infestava todo lugar.

Para alcançar o Pico era necessário vencer apenas mais uma escada de concreto (decidi fazer essa escadaria correndo e cheguei no topo com o coração saindo da boca). A vista de cima é muito bonita e triste, pois vê-se toda a cidade de São Paulo, mas conseguimos enxergar também a grande poluição. Ache um lugarzinho sem muita gente e aproveite a vista !


A descida fizemos pelo mesmo caminho sem surpresas.

Retornando ao parque e com tempo de sobra resolvemos fazer a Trilha da Bica. Ela é bem curtinha, cerca de 10-15 minutos em mata com cobertura e chega numa bica (que deixou a desejar), o que compensou esse trajeto foi uma família de quatis no meio do caminho.




A última trilha que fizemos é a Trilha do Silêncio, que não leva nem 5 minutos e desemboca numa área com banquinhos para meditação e ficar em silêncio no meio da natureza. Como não tirei fotos dessa parte, finalizo com uma panorâmica do mirante de baixo do Pico do Jaraguá.





Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI