Travessia Ruy Braga - PNI

Para o feriado de 7 de setembro nada melhor que fazermos uma caminhada nas montanhas, mais uma vez o local escolhido foi o Parque Nacional de Itatiaia, porém dessa vez optamos por acessá-lo a partir da parte baixa, que ainda não conhecíamos.

Para chegar nessa parte podemos seguir direto pela Dutra e entrar nas placas com sentido a Itatiaia e a partir daí seguirmos as placas do Parque Nacional.

Requisitamos, conforme planejado acesso às travessias Ruy Braga Sentido Sede-Rebouças com pernoite no Abrigo Massena, um dia de pernoite no Camping Rebouças e a Travessia Serra Negra.

A relação custo beneficio desse trajeto ficou excelente, divisão de gasolina e pedágios em 3 pessoas, R$48,00 de ingresso por pessoa (para 4 dias) e mais R$18 para o camping rebouças, só não esqueçam de pedir autorização previamente, ainda mais em época de feriado.

A parte de baixo da portaria tem uma ótima infraestrutura, conseguimos subir de carro até a entrada da trilha, onde ele ficará estacionado, tem um sanitário e a descida para a piscina de maromba. Essa parte do parque é totalmente diferente da Parte Alta, tem trilhas bem menores e na maioria cachoeiras, o que combina com o clima bem mais quente dessa região. Vimos bastante crianças nessa parte.

Agora ao que importa, a travessia Ruy Braga é bem tranquila, batendo cerca de 20km até o camping Rebouças. O percurso é boa parte em mata fechada (e bem chato por sinal, com vários troncos como obstáculo) e o charme dessa travessia fica por conta dos Abrigos (Macieiras e Massena) e a linda visão ao chegar na parte alta.

Parte Baixa do Parque, próxima ao início da Ruy Braga.

Estacionamento e sanitários da parte baixa.

Abrigo Macieiras, primeiro abrigo da região construído. Cenário de Filme de Terror.

Abrigo Massena, preferimos dormir do lado de fora. Dentro utilizamos as mesas e bancos e a Lareira.

Pôr-do-Sol perto do Abrigo Massena.

Realizamos a subida até o Abrigo Massena de forma rápida, em torno de 5 horas, sem grandes dificuldades, chegando aqui apenas aproveitamos o local, que fica bastante frio de madrugada. O abrigo está abandonado e com bastante telhas faltando, por isso preferimos utilizar as barracas no lado de fora e ficar do lado de dentro com a lareira e nas refeições. Não esqueçam de higiene e de levar o lixo embora, além de enterrar os dejetos, pois vimos diversos papéis higiênicos jogados por perto.

O dia seguinte tem uma altimetria maior, mas bem tranquilo também, até chegar a parte alta. Aproveitamos que chegamos bem cedo (apenas mais 2 horas de caminhada) e tomamos um banho na geladissima Cachoeira das Flores após o almoço.

Cachoeira das Flores: Linda e Geladíssima.

Vista a partir da trilha, perto do Massena.

Parte Alta. Pico das Agulhas Negras.

Infelizmente um de nós teve alguns problemas musculares e decidimos por não fazermos a Serra Negra, pernoitamos no Rebouças e pegamos temperatura negativa (inclusive acordei com minha barraca coberta de gelo). Nosso amigo voltou no dia seguinte até a parte baixa de carona e nós resolvemos refazer a Ruy Braga dessa vez no sentido Rebouças-Sede (mais descidas) em apenas um dia, concluindo ela em torno de 6 horas de caminhada e com pouquíssimas paradas.

No final na parte baixa aproveitamos para dar um mergulho na piscina de Maromba.

Camping Rebouças.

Piscina de Maromba.

Fica por aqui mais um relato do Gordinho aventureiro, espero que seja útil a vocês e aproveitem pra conhecer essa região numa travessia para iniciantes e muito legal.




Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI