Pico Itatins - Peruibe/SP

Um final de descanso na praia, um clima muito bonito e aberto e aquela vontade de subir um morrinho, que há tempos não fazia.
Procurei na internet e descobri que o tal morrinho era o ponto mais alto de Peruibe, o tal Pico Itatins, dentro da Unidade de Conservação Jureia-Itatins.
A trilha no Wikiloc dizia ser muito tranquila e decidi fazer com o Luquinhas no domingo, visto que deveria levar 2h no máximo.
Ela começa no caminho da Estrada do Guaraú, após a caixa d’água e as estátuas de santos, um pouco mais acima existe uma placa de "devagar" e aqui foi nosso erro, a entrada para a trilha eh numa picada 10m acima e não logo após a placa, que existe outra trilha aberta e demarcada.
A trilha errada que tomamos também sairá em um dos últimos waypoints e nos levou até o Pico dos Itatins, porém é uma trilha muito mais intensa e íngreme, além de alguma partes estarem com árvores caídas sobre a trilha, recomendo que façam ida e volta pelo mesmo caminho. O referencial é a placa da Unidade de Conservação.

Entrada errada da trilha. Não recomendo seguir.

Entrada correta, 10m acima da primeira.


A parte inicial da trilha é bem tranquila e demarcada, com inclinação baixa, ótima para aquecer, nesse passo, ganha-de cerca de 300m de altitude, até chegar no início da escadaria.
A escadaria é um passo natural, mais íngreme e que exige maior esforço das pernas e muitas vezes puxada com braço, são mais 290m nesse ritmo. O único ponto mais chatinho é uma área de pedra com varios cipós e galhos entrelaçados que você pode usar para ajudar na subida. Após essa escadaria, algumas partes do mar começam a se tornar visíveis e olhando para cima percebe-se que o cume está próximo.
A chegada no cume é de fácil localização, existe uma cruz gigante com canos antigos, em volta desse mirante, como pegamos o dia limpo, pudemos observar as praias de Itanhaém e Mongaguá, além da cidade de Peruibe.

Vista das praias e da cidade de Peruíbe a partir do Mirante do Pico dos Itatins.

Cruz de marcação do Pico.

Vista do Oceano a partir do Mirante.

Porém o passeio não termina aqui, seguindo mais um pouco a trilha, em cima de uma pedra, têm-se à vista do Guaraú inteira e do restante da unidade de Juréia-Itatins, uma vista sensacional e que compensa a subida.

Vista a partir do outro mirante, da região do Guaraú e do restante da Unidade de Conservação.

Mais um concluída com sucesso !!!


A descida tem que ser feita com cautela e exige dos músculos inferiores a freada para descer.
Como recomendação, roupa confortável, um boné, um pouco de água (2L) e uma lanche de trilha simples. O passeio todo deve levar 2h, o nosso acabou ficando mais longo devido ao erro do trajeto.

TrackLog no Wikiloc - Pico do Itatins

Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI