Cachoeira Aiuruoca - ParNa Itatiaia

Continuando a jornada pelo Parque Nacional Itatiaia, que foi abreviada pelo temporal que levou minhas coisas, segue o relato da única trilha que consegui concluir, a trilha da Cachoeira de Aiuruoca.

Eu fiz a trilha a partir do Camping Rebouças, onde estava alojado, caso você inicie a trilha pelo Posto Marcão (Portaria da Parte Alta), adicione 3km de trilha.

A trilha possui mais ou menos 5,5Km de extensão de ida e volta, o início é bem tranquilo, passa-se por algumas bifurcações, sempre seguindo a indicação da Pedra do Altar/Cachoeira.
Após passar a bifurcação entre Agulhas Negras e Pedra do Altar, é o ponto onde começa o ganho de altitude, tendo uma trilha bem demarcada, mas tendo uma inclinação considerável e necessidade de atenção, visto que a mesma é constituída de pedras, que podem escorregar e causar pequenas torções.

Essa região, até chegar a bifurcação entre Pedra do Altar e Asa de Hermes dá uma linda visibilidade do Pico das Agulhas Negras e garante boas fotos.

Quando chegar à bifurcação, seguir o caminho da Pedra do Altar, quando tiver dúvidas do caminho, eu sempre encontrei pequenos totens de pedra montados pelos caminhantes que me ajudaram a direcionar, caso você não se sinta seguro eu indico a utilização do App Wikiloc.

Continuando a caminhada, entrará por uma área de descida e com um pouco mais de vegetação (tomar cuidado pois é um pouco escorregadia), existirá uma pedra que é preciso dar um passo grande, pois passa uma porção de água entre elas, logo após isso chegará uma área mais alagada (talvez por estar em período de chuvas) e a trilha corta alguma dessas áreas, até então consegui contornar todas por áreas secas e chegar numa parte aberta onde tive o visual de uma cachoeira ao longe.

Nesse ponto a trilha quase está chegando ao fim, quando chegar a uma placa com indicação das travessias, seguir a direção de Rancho Caído. Vai precisar cruzar uma área de nascente do Rio Aiuruoca, e de longe ja consegue ver a plaquinha indicando a Cachoeira, nesse ponto é bom tomar cuidado, pois para mim foi inevitável molhar os pés, as pedras estão soltas e bem escorregadias e tem pontos de charco (que consegui contornar dando umas patinadas).

A partir desse ponto, mais alguns metros e cheguei a cabeceira da cachoeira, eu não procurei trilha pra descer ao poço pois já começava a chover. Sentei nas pedras, apreciei o visual e a energia, me alimentei, troquei as meias e descansei os pés dentro de uma área sem muita corredeira (que por sinal é muitissimo gelada) e comecei a trilha de volta.

A partir desse ponto eu comecei uma verdadeira corrida contra a chuva, e acabei ignorando a subida até a Pedra do Altar (vale a pena realizar as 2 na mesma trilha, pois o caminho é o mesmo) devido à chuva, chegando no camping no mesmo momento que começava a chover forte.

Eu classifiquei a trilha como moderada, a maior dificuldade é o terreno que não é firme, mas a paisagem durante todo o trajeto e a energia da cachoeira valem muitíssimo a pena !!!

Comments

1. Legal o relato...
    Ênfase no detalhe da importância da troca da meia... rsrs

ReplyDelete
  2. Sempre bom estar com os pés secos e em boas condições pra continuar a jornada!