Chapada dos Veadeiros - Vila de São Jorge - Parte I

Seguindo nossa jornada na Chapada partimos para Vila de São Jorge, uma comunidade com ares de hippie e muito simpática. Em termos de estrutura é a que menos possui entre as três principais, para isso precisamos parar em Alto do Paraíso para abastecermos o carro.

A Vila é bem pequena, rodamos um pouco, demos uma olhada nos campings e acabamos ficando em um na rua principal, perto da Casa do Turista, o dono era simpático e nos instalamos bem.

Logo descemos a Casa do Turista para colher informações e resolver o que faríamos. Uma informação importante é que a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é ali, portanto em termo de trilhas demarcadas e infraestrutura de turismo esse é o melhor local. O vilarejo conta também com supermercado, farmácia e diversos comércios e restaurantes locais, onde acabamos comendo.

Após o almoço demos mais uma explorada e decidimos seguir até o Vale da Lua, ele é na rodovia próxima da cidade e uma das atrações mais conhecidas.

Primeira Atração - Vale da Lua

Valor: R$15,00

O Vale da Lua fica em uma propriedade privada, por isso é necessário pagar para entrar, a trilha é curtíssima e bem acessível. FOi uma das atrações mais chatas em minha opinião, o terreno é bonito e logo no final tem uma mini cachoeira com um poço para mergulho, mas nada demais, não passamos muito tempo por aqui.

Depois de visitarmos o Vale da Lua decidimos explorar um local de águas termais próximo, como estávamos com algumas dores musculares nos pareceu uma boa idéia.

Não vou me estender muito pois chegamos lá de noite, já estava bem escuro. O local é simples, paga-se R$20,00 por pessoa e pode utilizar as piscinas termais, vale dizer que tudo é natural, inclusive o método de aquecimento da água, portanto, não esperem cheiro de jardins nesse local, o cheiro é de enxofre, normal devido ao aquecimento natural. A água é morna e ajudou bastante, saímos de lá com tudo bem escuro e tivemos que andar bem devagar na estradinha de terra.

Segunda Atração - ParNa Chapada dos Veadeiros - Trilha do Cânion

Valor: R$ nadinha

Nos planejamos para fazer a Travessia das Sete Quedas, porém por estarmos sem alguns equipamentos necessários, decidimos fazer as trilhas do próprio parque e pernoitar na cidade.
O parque possui uma infraestrutura muito boa, com uma área para estacionamento dos carros e o portal de entrada, na sede, assiste-se um vídeo educativo sobre o bioma da região, além de possuir maquetes, infogramas e informações sobre as trilhas, obstáculos e níveis de dificuldade, existem vários monitores que podem te ajudar ali e te dar mais informações, e o melhor de tudo, gratuito. Para as trilhas, fora a travessia, apenas registra-se o nome com um segurança e pode-se iniciar, o começo é por uma região de cerrado, sem muito aclive, mas com muito Sol na lata. O mais legal é que as trilhas são demarcadas por cores, o que ajuda a identificação, no nosso caso, cor vermelha.

Como já disse, o início é tranquilo, até chegar a uma bifurcação, aqui podemos escolher, se iremos para os cânions ou para a Cachoeira de Carioquinhas, optamos pela primeira opção. A trilha é bem tranquila até chegarmos ao bonito maciço de corredeiras e cânions abaixo:

Seguindo em frente aos cânions existe um poço onde é possível tomar banho e uma pedra onde é possível saltar. Nesse dia tinha um bombeiro regulando os saltos e ele não permitiu que pulássemos da parte mais alta, apenas da mais baixa:

Após ficar aqui e nos alimentarmos, partimos para a trilha da Carioquinhas, não fizemos a trilha reversa, da para seguir por uma trilha pelos cânions que se juntará a trilha principal. Chegando perto da cachoeira há uma enorme descida que já é bem difícil na ida, na volta não é preciso nem falar, precisa tomar muito cuidado com escorregões e cansaço. Essa cachoeira possui um enorme poço e piscinas menores, onde ficamos deitados um bom tempo relaxando e deixando as quedas baterem nos ombros.

Esses foram nossos dois primeiros dias em Vila de São Jorge, irei fazer ainda mais um post sobre a Chapada com mais um dia na Vila de São Jorge e algumas considerações finais sobre nossa viagem !!

Fique ligado nas próximas aventuras do Gordinho Aventureiro !!

Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras