Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Nosso último dia na Chapada dos Guimarães foi com uma trilha clássica e muito legal. É o circuito das cavernas, feito dentro de uma propriedade privada.

Pegamos uma época com chuvas recentes, por isso não pudemos nos "afundar" tanto nas cavernas, visto que estavam alagadas ainda.

O início da trilha se dá dentro de uma fazenda, cerca de 30min de carro da cidade da Chapada. Existe uma sede com restaurante (onde é possível encomendar almoço) e sanitários. Paga-se R$65,00 por pessoa o acesso + o guia, para quem não fechou com o guia previamente, existe a possibilidade de fechar com um no local. Nesse valor de entrada está incluso um par de caneleiras, visto que pode haver cobra na trilha (Não vimos nem rastro). Pode-se também pagar um valor ( acredito que R$20,00) e ser levado e trazido por um trator, mas peço por favor que não façam isso, pois perderão uma excelente oportunidade de admirar nossa linda natureza e conhecer mais da região.

Logo no início da trilha chegamos a formação conhecida como Ponte de Pedra, que nada mais é que um arco de pedra, com um pouquinho de esforço da pra ir até a ponta dela e admirar um visual muito legal, não deixei também de descer e vê-la de baixo, entendendo o motivo desse nome.




Seguindo a trilha, a primeira parada é na caverna mais conhecida Aroe-Jari. Fizemos esse percurso no sentindo invertido, de modo que chegássemos na famosa Lagoa Azul no horário que a luz do Sol incide sobre ela, dando o melhor efeito.
A caverna Aroe Jari, que no idioma indígena significa Moradas das Almas, tem uma entrada bem larga e o primeiro salão é conhecido como Salão do Chuveiro, por uma mega goteira que cai em um ponto, montando um chuveiro natural. Mais a frente existe o muito mais bonito Salão Dourado, que infelizmente não pudemos chegar pelo alagamento.




Continuamos nossa caminhada e nosso destino foi uma caverna nova, recém descoberta, o nome dela é Pobo Jari, que significa Morada da Água, por ser nova alguns guias pulam essa caverna, portanto peçam para ele inclui-la durante seu passeio !



A próxima parada é, na minha opinião, a caverna mais legal a ser visitada, conhecida como Kiogo Brado (Morada dos Pássaros), pudemos atravessá-la e sentir o ventinho que bate no interior dela. Como estávamos fazendo a trilha invertida, acessamos ela pela saída, que é uma descidinha em meio as pedras.



Já no interior, da para perceber que a umidade é bem grande e tivemos duas grandes surpresas: um sapo enorme e uma nascente do rio, gravei em vídeo mas a luminosidade não ajudou, então deixo uma foto minha perto da nascente (que todo mundo dizia que tinha um precipício embaixo de mim, mas era no máximo um barranquinho).


A experiência de atravessar é bem legal, tente se afastar do grupo e apagar a lanterna por alguns instantes e apreciar a calma que é ficar num escuro absoluto com o barulho da água brotando da terra !!!! Andando mais um pouquinho chegamos na saída (ou entrada).


A última caverna dessa nossa jornada foi a mais bonita, conhecida como Lagoa Azul, forma um espelho d'água com cores e reflexos sensacionais, aproveite o tempo, sente e aprecie a vista (além de esperar o momento e horário certo do Sol).




Depois das cavernas existe uma caminhada de aproximadamente 1 hora de volta ao ponto inicial. É uma trilha não muito exaustiva (grande parte dela é feita em área de cerradão, com mata) e sem grandes aclives, bastante conhecida por sua beleza. Mas o passeio ainda não tinha acabado, tínhamos um presente a receber pra abafar nosso calor.
Dentro da mesma propriedade, seguindo pela estradinha, existe o acesso para uma cachoeira. O poço dela não é tão grande, mas o suficiente para refrescar e com uma queda bem legal para aliviar a tensão no corpo, é a cachoeira do Relógio ou cachoeira do Almescla, tem esse nome pois perto dela existem várias dessas árvores, que a casca tem um cheiro muito bom, utilizado para fazer incensos.


Mais uma trilha que lavou nossa alma e recarregou as energias!
Novamente contratamos o André como guia que está mais que recomendado.

Espero que tenham gostado do review e vão conhecer as belezas da Chapada !!!

Guia André Vitto - (065) 8147-5373






Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI