Pico dos Marins - Piquete/SP

As preparações pra viagem e altitude de Cusco se acirrando e decidimos encarar esse desafio no interior paulista. Na primeira batida de olhos parece uma trilha simples, 12km ida e volta, coisa sossegada, mas a medida que você olha os tracklogs percebe que não será tão simples assim.

A trilha está bem demarcada e encontramos muitas pessoas pelo caminho, as expedições comerciais são abundantes na região. A trilha encontra-se parte em área de mata ( é a parte inicial, até aproximadamente a localização do morro do careca. Após certa parte temos misto de pedra e aberto, com muito sol na cuca.
A parte final é uma subida íngreme na própria pedra, com um tenis/bota com solado bom e um bom arranque nas pernas é possível subir sem o auxílio de cordas.

Recomendo levar água e lanche (pelo menos 3L e uma comida para se fazer no topo) e começar a trilha cedo, por volta das 08h-09h, para evitar a descida na escuridão. No início da trilha existe um estacionamento com sanitários e uma pequena lanchonete.

Partida pra trilha, sempre sorriso no rosto.

Vista à partir do Morro do Careca, aproveite para respirar e hidratar!

E quem disse que golfinho não sobe montanha? Encontramos esse. Reparem na seta amarela embaixo, que permeia a trilha inteira e indica o caminho correto.

Vista da última subida, que requer um esforço maior nas pernas e tração para vencer a pedra.

Marco Aurélio, Renan, eu e Ricardo no cume do Pico dos Marins, após assinatura do livro de cume.


Panorâmica do cume.

Para aqueles que puderem, recomendo passar o final de semana na região, nós planejávamos fazer o Marinzinho no dia seguinte, porém estávamos com bastante desgaste nas pernas e decidimos abortar a idéia, fazendo uma subida rápida até a Pedra Montada.
Nosso local de pernoite foi o camping na convidativa Pousada do Maeda, entre Marmelópolis e Piquete, lá existe a opção de camping e pousada, além de contar com um jantar delicioso.
Porém, o grande trunfo de ficar nessa pousada é poder conhecer o Seu Maeda, desbravador da região e que abriu as trilhas do Marins, Marinzinho e a travessia Marins-Itaguaré, além de outras trilhas, durante o jantar e após nos contou muito como eram as atividades de trekking e montanhismo e mostrou até seu museu pessoal de equipamentos e aventuras, o que coroou nossa viagem.


 Foto com o precursor Maeda !

 Pico dos Marins é uma das regiões mais bonitas que já visitei e pretendemos voltar para fazer os outros roteiros da região, o preparo aqui é importante, tanto físico, como mental, de equipamentos e logística, visto que a região tem temperaturas baixas e caminhos que podem levar a confusão.

O percurso levou 12km (ida e volta), atingindo altura máxima de 2420m, porém não se engane, pois a diferença altimétrica foi de 1185m.

O tracklog está disponivel no Wikiloc aqui.
Contato da Pousada do Maeda: https://www.facebook.com/marmelopolispousadamaeda/

Comments

Popular posts from this blog

Chapada dos Guimarães - Travessia do Morro de São Jerônimo + Morraria + Circuito das Cachoeiras

Circuito das Cavernas - Chapada dos Guimarães

Travessia da Serra Negra - Itatiaia PNI